A Falta de Inteligência Emocional é a Pandemia que Ninguém Está Falando

As eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2024 estão movimentadas, principalmente com a novidade do candidato Pablo Marçal. Não vou entrar no mérito de defendê-lo ou criticá-lo aqui, mas um tema que ele aborda com frequência em suas sabatinas me chama a atenção: a falta de Inteligência Emocional. É um assunto de extrema importância, mas que, surpreendentemente, não vejo sendo tratado com o devido peso por outros candidatos, pelo poder público ou pela sociedade em geral. Para mim, essa ausência de debate é alarmante, porque estamos diante de uma verdadeira pandemia no Brasil.

Como gestor de um portal de notícias, acompanho de perto os inúmeros crimes e acidentes que ocorrem diariamente, e uma coisa me salta aos olhos: muitos desses incidentes estão diretamente relacionados à falta de controle emocional. Cheguei a ficar abismado por não ver quase ninguém discutindo o assunto com a profundidade que ele merece.

Vou trazer alguns exemplos de crimes que são diretamente ligados à ausência de Inteligência Emocional:

  • Crimes passionais: quantos casos não surgem diariamente de violência gerada por traição, ciúmes ou rejeição? A incapacidade de lidar com essas emoções destrói vidas, famílias e traz consequências trágicas.
  • Crimes no trânsito: quantas mortes ocorrem por explosões de raiva no trânsito? O famoso “estresse do dia a dia” vira motivo para agressões e mortes que poderiam ser evitadas se houvesse mais autocontrole.
  • Acidentes no trânsito: a emoção de correr, de se sentir invencível ou superior ao volante, também é uma questão de falta de Inteligência Emocional. Pessoas que não conseguem controlar essa vontade acabam colocando suas vidas e de outros em risco, muitas vezes de forma fatal.

Todos os dias, milhares de mortes no Brasil poderiam ser evitadas se investíssemos mais no desenvolvimento da Inteligência Emocional. Ainda assim, essa questão passa quase despercebida nas discussões políticas e sociais.

Quem sabe, com essa eleição, além das polêmicas, possamos finalmente começar a discutir questões realmente importantes, como a Inteligência Emocional, e buscar soluções para essa pandemia silenciosa que continua a fazer vítimas no nosso país.

A falta de controle emocional é uma questão de saúde pública que merece tanto destaque quanto outras pautas tradicionais. É hora de olharmos para esse problema com mais seriedade e trazer essa discussão para o centro das decisões políticas.

Convido a me acompanhar no Instagram ou no Youtube. Confira alguns cursos e ebooks que recomendo

Recomendação

Iniciar e manter uma conversa é uma habilidade poderosa que pode abrir portas em várias áreas da sua vida. Pode contribuir para um bom relacionamento pessoal, te ajudar a conseguir um emprego dos sonhos, garantir uma promoção almejada ou até mesmo impulsionar seus negócios. Confira esse super livro sobre o assunto clique aqui

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *