Chamada pública recebe propostas que contenham problemas cuja resolução passa pelo desenvolvimento de pesquisas na área de Mobilidade e Sistemas Inteligentes. Edital ofertará parceria com o Polo de Inovação para que novas tecnologias cheguem ao setor produtivo.

Criar soluções tecnológicas específicas para atender demandas ou mesmo resolver problemas identificados nos processos de produção de empresas. E o melhor: ter acesso a um aporte financeiro do Governo Federal que vai ajudar a viabilizar o desenvolvimento dessas novas tecnologias. Essa oportunidade está sendo oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que abriu chamada pública para captar propostas que poderão se tornar objeto de pesquisas.

Para participar, gestores e empresários devem formular um projeto no qual vão apresentar e explicar a demanda. As propostas têm que ser relacionadas à área de competência do Polo de Inovação do IFMG, que é credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para desenvolver projetos de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). O envio de demandas deverá se enquadrar em uma das seguintes áreas: gestão de ativos móveis, transportes, sistemas automotivos e otimização de processos. Também serão aceitas propostas de empresas, microempresas, startups e indústrias que estejam inclusas em linhas como engenharia de software, banco de dados, algoritmos e inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), big data, computação em nuvem, processamento de sinais, visão computacional, desenvolvimento móvel, redes de comunicação, robótica, eficiência energética, eletrônica embarcada, computação móvel, agricultura de precisão, mineração de dados, modelagem matemática e computacional, aprendizado de máquina, análise estatística, geolocalização e desenvolvimento web.

Parceria com Embrapii

O desenvolvimento do projeto será realizado em parceria, que funcionará por meio do compartilhamento de recursos. As propostas serão alocadas para construção seguindo o modelo de negócio da Embrapii, que dará aporte financeiro a fundo perdido (não reembolsável) às empresas, no limite de 30% do valor do projeto. Os projetos desenvolvidos poderão receber recursos no montante global de R$ 10 milhões, financiados com investimentos do Governo Federal destinados à inovação. A fatia de investimento público é a fundo perdido, o que significa que não será cobrado retorno desses recursos.

A contrapartida do IFMG não será financeira. Incluirá, por exemplo, horas de mão de obra especializada, uso de equipamento laboratorial e software próprios, dentre outros. Já a empresa parceira deverá aportar uma contrapartida de, no mínimo, um terço do valor total do projeto. Caso a empresa tenha interesse, o aporte levantado poderá ser complementado com valores disponibilizados pelo Sebrae ou por diversos entes do setor financeiro, como o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Prazo de inscrição

O envio das propostas deverá ser feito até o dia 31 de janeiro de 2021 para o e-mail edital.inovacao@ifmg.edu.br. Não há limite para a quantidade de candidaturas apresentadas pelo proponente. O cronograma completo com todas as etapas da chamada pública está disponível no edital 57/2020, no endereço www.ifmg.edu.br. O resultado final está previsto para sair no dia 25 de fevereiro de 2021.

Convido a me acompanhar no Instagram ou no Youtube. Confira alguns cursos e ebooks que recomendo

Recomendação

Iniciar e manter uma conversa é uma habilidade poderosa que pode abrir portas em várias áreas da sua vida. Pode contribuir para um bom relacionamento pessoal, te ajudar a conseguir um emprego dos sonhos, garantir uma promoção almejada ou até mesmo impulsionar seus negócios. Confira esse super livro sobre o assunto clique aqui

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *