O Meta anunciou recentemente uma série de medidas voltadas para ampliar as restrições relacionadas a conteúdos considerados prejudiciais a adolescentes no Facebook e no Instagram. Entre as novas iniciativas, a empresa implementou uma configuração automática para limitar as sugestões de conteúdo para usuários menores de 18 anos e introduziu novos filtros durante buscas por temas sensíveis, como suicídio e transtornos alimentares.
A gigante das redes sociais destaca que busca orientação de especialistas em psicologia, saúde mental e desenvolvimento adolescente para tomar decisões relacionadas aos menores de idade e determinar quais materiais podem ser considerados inapropriados para essa faixa etária.
Configurações automáticas foram aplicadas tanto no Facebook quanto no Instagram, ajustando automaticamente todos os perfis de adolescentes para configurações que aumentam as restrições de conteúdo nas plataformas. Embora essa funcionalidade já estivesse ativada por padrão para novas contas, agora ela se estende a perfis já existentes.
Ferramentas como o “Controle de Conteúdo Sensível” no Instagram e o recurso “Reduzir” no Facebook limitam o acesso a postagens e contas potencialmente sensíveis nas áreas de pesquisa dos aplicativos, podendo ainda ser desativados manualmente pelos usuários.
Além disso, as redes sociais buscam reduzir a exposição de temas considerados sensíveis para jovens. Por exemplo, postagens relacionadas à luta contra pensamentos de automutilação não serão exibidas no Feed e nos Stories para adolescentes, mesmo que essas publicações sejam de contas seguidas por eles. A Meta justifica essa medida como uma abordagem cautelosa, considerando que se trata de um tema complexo e não necessariamente apropriado para todos os jovens.
O Instagram também irá ocultar resultados de pesquisa relacionados a temas como suicídio, automutilação, bulimia e outros transtornos alimentares. Adolescentes que buscarem por palavras-chave associadas a esses temas receberão avisos na tela, informando sobre opções de ajuda enquanto não exibem as publicações.
Adicionalmente, o Instagram passará a enviar notificações frequentes sobre ajustes nas configurações de privacidade para usuários menores de 18 anos. Essas notificações visam ajudar os jovens a tornar a experiência mais privada e a reduzir a exposição de seus perfis para desconhecidos. As opções de ajuste incluem escolher quem pode marcar a conta em publicações, remixar Reels ou repostar conteúdo.
As mudanças nas restrições de conteúdo implementadas pela Meta começaram a ser distribuídas nas redes sociais neste mês e devem alcançar todos os usuários ao longo das próximas semanas.
Convido a me acompanhar no Instagram ou no Youtube. Confira alguns cursos e ebooks que recomendo
Recomendação
Iniciar e manter uma conversa é uma habilidade poderosa que pode abrir portas em várias áreas da sua vida. Pode contribuir para um bom relacionamento pessoal, te ajudar a conseguir um emprego dos sonhos, garantir uma promoção almejada ou até mesmo impulsionar seus negócios. Confira esse super livro sobre o assunto clique aqui
0 Comentários